Parênteses!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Grammy Awards 2011

Play!
53rd Grammy Awards


O Grammy Awards é a premiação mais importante da música mundial e o próximo evento ocorrerá dia 13 de Fevereiro de 2011 em Lost Angeles no famoso Staples Center. As submissões só puderam ser feitas com material lançado entre 1º de Setembro de 2009 a 30 de Setembro de 2010 e os Indicados foram conhecidos no dia 1º de Dezembro de 2010. O Grammy dá em torno de 109 prêmios numa noite, mas as categorias principais são conhecidas como 'Big Four', são elas :


Best New Artist : A Categoria Revelação é uma das mais cobiçadas, tem num total de 22 mulheres, 15 grupos/duos e 11 homens vencedores dentre eles grandes nomes da musica como Beatles, Sade, Mariah Carey, Lauryn Hill, Christina Aguilera, Alicia Keys, Norah Jones, Carrie Underwood e Amy Winehouse. Norah e Lauryn são as únicas mulheres que ganharam o BNA e o Album do Ano na mesma noite, mas outros 2 artistas ja fizeram isso.

Atual Vencedor : Zac Brown Band.

- Curiosidade : em 1990 o grupo alemão Milli Vanilli ganhou o Prêmio de Revelação mas depois de descoberto a farsa dos componentes teve o prêmio revogado e o ano ficou sem 'Revelação'.


Record of the Year : Este award avalia a musica como um todo, principalmente a produção e normalmente tem entre os indicados os maiores sucessos do ano, o prêmio vai pra o Artista e Produtores.

Atual Vencedor : Use Somebody do Kings of Leon mixada por Jacquire King e produzida por Jacquire King & Angelo Petraglia.

- Curiosidades : a musica 'Garota de Ipanema' em sua versão americana ganhou esse prêmio em 1965, um dos ganhadores foi João Gilberto que inclusive derrotou os Beatles que concorriam com a classica 'I Want to Hold Your Hand'. Nenhum artista ganhou mais que 2 vezes nessa categoria e os que mais se destacaram são Frank Sinatra (artista e homem que mais foi indicadas com 7 vezes), Beatles (banda mais indicada com 4 nom.) e Barbra Streisand (mulher mais indicada com 5 nom.), 24 artistas que ganharam o Record também ganharam o Song of the Year.


Song of the Year : Umas das categorias mais cobiçadas da industria da musica dá o prêmio pra aquele que compôe a canção que nesse caso é o que se é avaliada, ou seja, letra e estrutura da própria.

Atual Vencedor : Thaddis "Kuk" Harrell, Beyoncé, Terius Nash, Christopher Stewart por "Single Ladies (Put a Ring on It)" performada por Beyoncé.

- Curiosidade : Os Beatles realmente comandavam aqui, tiveram 10 indicações e ganharam uma por 'Michelle', no ano de 1978 as cantoras Debby Boone e Barbra Streisand empataram e acabou que ambos compositores das musicas ganharam o prêmio.


Album of the Year : O Prêmio máximo da noite é o 'Album do Ano' que é dado ao artista, produtores, mixadores e pros demais artistas que participarem do album.

- Atual Vencedor : Fearless performado por Taylor Swift.

- Curiosidades : Frank Sinatra, Stevie Wonder e Paul Simon são os maiores vencedores da categoria com 3 awards cada, Paul McCartney teve 9 indicações sendo 5 como Parte do Beatles, 3 solo e um como parte do 'Wings'. Taylor Swift deu uma rasteira em Alanis Morissette e tem o titulo de artista mais nova a ganhar com o award com o seu Fearless com apenas 20 aninhos, embora a filha de Stevie Wonder (Aisha) com 2 anos foi creditada e logo 'ganhou' em 1977.

/ Curiosidades gerais /

• Com 31 Grammys na coleção, um condutor húngaro-britânico da Orquestra Sinfônica de Chicago é o recordista absoluto. Ele se chama Sir Georgi Solti e foi indicado 74 vezes.

• Com 22 Grammys ganhos, U2 é a banda recordista do prêmio.

• Com 26 Grammys, é a 'desconhecida' Alison Krauss a mulher que mais ganhou no evento.

• Uma das maiores (se não a maior) ganhadoras em uma unica categoria é Aretha Franklin que dos 20 Grammys que tem 11 foram da categoria Melhor Performance Vocal de R&B, um show que so poderia ser dessa diva.

• A cantora LeAnn Rimes ganhou um prêmio de Best New Artist (Revelação) quando tinha apenas 14 anos, o recorde de artista mais novo a ganhar um prêmio.

• Michael Jackson em 1984 e Santana em 2000 são os cantores que mais ganharam Grammys numa noite, cada um levou 8 gramofones pra casa.

• Até ano passado as seguintes cantoras : Lauryn Hill em 1999, Alicia Keys em 2002, Norah Jones em 2003, Beyonce em 2004, Dixie Chicks em 2007 e Amy Winehouse em 2008 ganharam 5 Grammys cada e eram empatadas, mas eis que em 2010 temos novamente Beyoncé que sai de lá com 6 estatuetas.

• Christopher Cross é o unico artista a ganhar TODO o Big Four na história do Grammy.

• Quincy Jones é o artista mais indicado ao Grammy, são 79 nominaçoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário